.mais sobre mim

.Março 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. 'IMPORTÂNCIA DE GOSTAR D...

. VOCÊ É AQUILO QUE PENSA

. ESTRATÉGIAS MENTAIS

. Criar Espaço Dentro de Nó...

. 1º Workshop de karuna Ki

. Workshop de Karuna Reiki

. Tudo é Novo, Sempre

. Remover as Nossas Mascara...

. Um Chakra Unificado

. Arcanjo Zadquiel

. Arcanjo Uriel

. Qual é o teu ponto de vis...

. Efeito Sombra....o filme

. Como trabalhar com os Arc...

. Arcanjo Rafael

. Renda-se ao Momento

. Contaminação nos atendime...

. 3º Workshpo de Reiki

. Meditação

. Artigo sobre Meditação :-...

. APR e o Dia da Mulher

. Palestra sobre Reiki e Te...

. 2º Workshop de Reiki

. meditação....SO HUM...mui...

. Meditação para limpeza do...

. 1º Workshop de Reiki

. Os 5 principios J. de Car...

. Os 5 Principios J. Carli ...

. Os 5 principios J. Carli ...

. Os 5 Principios J. Carli ...

.arquivos

. Março 2013

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

.Visitas:

hit counter html code
hit counter javascript
Joana Ricardo

Cria o teu cartão de visita

.pesquisar

 

  

   

        Monte Kurama

Associação Portuguesa de Reiki

     www.montekurama.org

 

.mais comentados

3 comentários
3 comentários
3 comentários
2 comentários
1 comentário

Caminhar sobre a água não é um milagre.

O verdadeiro milagre é caminhar na terra verde, vivendo profundamente no momento presente e sentindo-se verdadeiramente vivo.

Domingo, 16 de Janeiro de 2011

Gassho - Reiji-Ho - Chiryo

O Sistema Usui de Cura natural tem por base três atitudes que devem ser observadas antes do início de qualquer tratamento: Meditação das Duas Mãos Postas (Gassho), Indicação da Energia Reiki/Métodos (Reiji-Ho) e Tratamento (Chiryo).


Meditação das Duas Mãos Postas (Gassho)


A Meditação Duas Mãos Postas sempre era feita no início das iniciações/cursos ou encontros de Reiki promovidos pelo Dr. Usui. É recomendável praticá-la logo ao levantar, ou antes, de deitar, durante 20-30 minutos. Pode-se fazê-la individualmente ou em grupo. As meditações em grupo podem ser uma experiência muito boa, pois aumenta muito mais a energia do que a energia individual dos participantes.

A Meditação Duas Mãos Postas é muito simples e acessível a pessoas de todas as idades. Gostar dela ou não é outra questão. Praticá-la é uma questão de foro íntimo. Entretanto, depois de três dias de prática e, com base nas suas próprias sensações, você saberá se ela é a meditação “certa” para tua inspiração. Então, procure fazê-la todos os dias pelo menos durante três meses seguidos, pelo menos.

Porém, se depois de um ou dois dias você sentir alguma inquietação, irritação ou outra forma de aborrecimento, é possível que essa Meditação não seja adequada para você. Nem todos os remédios fazem o mesmo efeito para doenças iguais. Apenas deixe passar algumas semanas e faça nova experiência. Se o mesmo efeito persistir, procure, dentre tantas, uma meditação mais adequada para você.

Muitas pessoas experientes em meditação sabem como é difícil deixar tudo de lado e abandonar nossa mente racional e o diálogo interior. No entanto, tendemos a esquecer exatamente quando queremos nos lembrar de algo! Procure não se identificar com seus pensamentos, sentimentos e sensações durante a Meditação, mas também não se feche a eles. Sempre que tentamos nos fechar, o diálogo interior se intensifica.


• Para praticar a Meditação Duas Mãos Postas, sente-se com os olhos fechados e as mãos postas diante do peito. Concentre toda atenção no ponto onde os dois dedos médios se tocam. Procure esquecer tudo o mais. Se o pensamento sobre o almoço, sobre as atividades do dia ou sobre outras coisas começarem a passar pela sua mente, apenas observe-os e veja-os afastarem-se.
• Não há nada a conseguir. Por isso, relaxe o quanto puder e em seguida volte ao ponto onde os dedos médios se tocam.
• Se mantiver as mãos postas diante do peito durante vinte minutos lhe causar dor, leve-as lentamente, mas unidas, a descansar sobre o colo; continue a meditar.
• Fenômenos energéticos também podem ocorrer, como o aquecimento das mãos ou da coluna: observe essas alterações, mas não se deixe influenciar por elas. Volte sempre a concentrar a atenção no ponto de contato dos dedos médios.
• Se for preciso mudar de posição, movimente-se lentamente, com intenção e consciência. É mais fácil meditar mantendo a coluna reta o mais possível, e sem deixar pender a cabeça para frente ou para os lados. Imagine sua cabeça presa a um balão cheio de gás que a mantém suavemente na posição perfeita. Se tiver problemas nas costas ou não tiver o costume de se sentar sobre os calcanhares, recomenda-se que se sente numa cadeira com espaldar, ou com travesseiros ou almofadas, ou ainda que apóie as costas na parede. Não há nada que o impeça que se medite deitado, apenas a forte tendência a adormecer.


Indicação da Energia Reiki/Métodos (Reiji-Ho)

Indicação da Energia Reiki/Métodos constitui-se de breves rituais que são realizados antes de cada tratamento:


• Junte as mãos diante do peito, na Postura Meditação das Duas Mãos Postas, e feche os olhos. Em seguida, entre em sintonia com a energia Reiki. É muito simples: peça à energia Reiki que flua através de você. Em segundos ela se manifestará. Talvez você a sinta entrar pelo chakra coronal ou a sinta inicialmente no seu coração ou nas mãos. É irrelevante em que parte do corpo a indicação se manifesta. Se for reikiano do Segundo Grau, você pode usar o símbolo Hon Sha Ze Sho Nen para entrar em sintonia com a energia Reiki. Repita mentalmente três vezes o desejo de que o Reiki flua, projete o símbolo Se He Ki e feche a seqüência com o símbolo Cho Ku Rei. Esses símbolos são ensinados no Segundo Grau do Reiki.
• Para os iniciados no Primeiro Grau do Reiki, que não têm os símbolos agregados à sua alma/espírito: junte as mãos diante do peito, na Postura Meditação das Duas Mãos Postas, e feche os olhos. Em seguida, entre em sintonia com a energia Reiki. É muito simples: peça à energia Reiki que flua através de você. Em segundos ela se manifestará. Talvez você a sinta entrar pelo chakra coronal ou a sinta inicialmente no seu coração ou nas mãos. É irrelevante em que parte do corpo a indicação se manifesta. Pode-se também depois de juntar as mãos diante do peito, pedir para a energia Reiki fluir através de você e colocar as duas mãos no chakra Cardíaco e esperar pela manifestação da energia.
• Reze pela recuperação e/ou saúde do paciente em todos os níveis. Ressalte-se que, em geral, não sabemos o que é “bom” ou “ruim” para os pacientes. Entregue os termos “recuperação” e “saúde” aos cuidados da energia Reiki e torne-se um instrumento dela.
• Leve as mãos postas para junto do chakra frontal e peça ao poder do Reiki que guie suas mãos para os pontos onde a energia é necessária.

À primeira vista, esta técnica pode parecer estranha, mas ela consiste em proporcionar que a energia Reiki se ligue a planos mais profundos, fundindo-se com a energia Ki e estabelecendo no doador de Reiki uma facilidade de “descobrir” pontos congestionados, com pouca energia, com energia demasiada, entre outras tantas variedades de problemas que vêm com os pacientes.

Para quem intuição apurada, visão interior ou outros métodos, como por exemplo, a radiestesia, para localizar os pontos negativos nas áreas do corpo da pessoa, a Indicação da Energia Reiki/Métodos (Reiji-Ho) vai complementar esses métodos ou simplesmente substituí-los.

Suas mãos sabem o que está acontecendo; por isso, confie nelas. Aprenda isto. Talvez alguns pensem que a intuição é algo que precisa ser aprendido e desenvolvido. A realidade, porém, é bem outra: todos somos basicamente intuitivos. Uns mais, outros menos. Apenas precisamos aprender a ouvir a inspiração que já está presente e “traduzi-la” corretamente.

Como entrar em contato com a intuição e em que área que ela se manifesta são processos diferentes para cada pessoa. Para quem gosta muito de música, pode-se tornar uma pessoa que se poderia chamar de auditiva. O auditivo percebe intensamente o seu ambiente com o sentido da audição e “ouve” os seus próprios processos internos. Treinando esta sutileza, comparando erros e acertos, cedo ou tarde aprenderá a “ouvir” os processos internos de seus pacientes.

Caso você se sinta inseguro, procure observar em que situações da vida sua intuição já se revelou correta. É certo que nas atividades cotidianas isso normalmente acontece – talvez enquanto você toma banho, cozinha, passeia ou dirige o carro, por exemplo. Tente levar essa habilidade para outras áreas da sua vida. No trabalho com o seu paciente, talvez você “veja” ou “ouça” onde um bloqueio de energia se localiza no corpo ou no plano sutil. Aguce e aprimore a sua intuição.

É fácil realizar esse ritual de uma maneira mecânica, mas não se trata disso: os erros serão crassos. Procure envolver-se com todo o seu coração sempre que o praticar, como se fosse a primeira vez. Os componentes mais importantes aqui envolvidos são o amor e a atenção. Esses dois atributos mostrarão a seu paciente e a você o caminho da cura e do bem-estar.


Tratamento (Chiryo)

No tempo do Dr. Mikao Usui o tratamento era dado ao modo japonês. O paciente deitava-se no chão, num tatame.
• O doador ajoelhava-se perto do paciente. Felizmente, não há nada a dizer contra aplicar um tratamento em uma maca, mesa de massagem ou outro lugar em que se possa haver o conforto necessário ao doador. Para quem está acostumado a ficar na posição de lótus (pernas cruzadas e sentado no chão) não há problemas quanto a doar o Reiki com o paciente deitado no chão. Deve-se, porém, cuidar do bem-estar do paciente e certamente nos dias de hoje, um tatame não seria tão confortável.
• O doador põe a sua mão dominante sobre o centro do chakra coronal do paciente e espera até que haja um impulso ou inspiração, que é então seguida pela mão.
• Durante o tratamento, o praticante dá liberdade às mãos e as mantém sobre as áreas afetadas até que haja o descongestionamento ou que as mãos se afastem do ponto por impulso próprio e procurem uma nova área para tratar. Não se pode simplesmente desprezar as posições e técnicas aprendidas, entretanto, confie na energia Reiki: ela guiará você.

As três atitudes do Reiki podem ser assim entendidas:

1. Com a Meditação das Duas Mãos Postas (Gassho), colocamo-nos em estado de meditação, unimo-nos ao universo. Limpamos a casa antes que o convidado – neste caso, a energia Reiki – chegue. Na Índia, Gassho chama-se Namastê, que significa “Saúdo o Deus que está em você” ou “O Divino que está em mim, saúda o Divino que está em ti”. Alcançado esse passo ou estado, podemos seguir adiante. A meditação Gassho é praticada diariamente, podendo ser feita antes do tratamento e durante o Reiji-Ho, que também é realizado com as duas mãos postas diante do peito. Ela ajuda o coração a entrar em sintonia com o tratamento. Ela também nos ensina a associar a postura das mãos postas diante do peito com a meditação. Quando juntamos as mãos e fechamos os olhos, entramos automaticamente em estado de meditação.

2. O Reiji-Ho só pode ser praticado eficazmente quando o ego, por meio da meditação, fica desligado temporariamente. À primeira vista, o Reiji-Ho parece um ato intencional, mas, na realidade, nós nos devotamos à energia Reiki com o Reiji-Ho. E devoção não tem objetiva. A atitude espiritual no Reiji-Ho é: seja feita a Vossa vontade. Afinal, não somos nós que efetuamos a cura. Na melhor das hipóteses, ela acontece por nosso intermédio. Um breve ritual antes do tratamento pode ser útil. Lave as mãos em água corrente, fria, e enxágüe rapidamente a boca. Na sala de tratamento, sente-se ou fique em pé na postura Gassho. Feche os olhos e deixe de lado as preocupações, pensamentos e sensações. Passe então para o Reiji-Ho.

3. Depois de começar com a Meditação Chyrio, você não precisa mais se preocupar com a cura nem com qualquer outro objetivo do tratamento.

Assim, Chyrio (tratamento) baseia-se em Rejii-Ho (devoção/métodos) e Gassho (postura/atitude meditativa). Só quando conseguirmos dedicar-nos, evitando a interferência de pensamentos e sentimentos, que não seja o sentimento de Amor, é que nos tornamos instrumentos para energia universal da vida.
Fonte: http://usuireikiryoho.blogspot.com/2009/03/gassho-reiji-ho-chiryo.html
publicado por Joana às 17:53
link do post | comentar | favorito

.links

.A Minha Formação

Novembro 2007:

1º Nível de Reiki Sistema Usui Shiki Ryoho

Janeiro 2008

2º Nível de Reiki Sistema Usui Shiki Ryoho

Julho dde 2008

3ª Nível de Reiki Sistema Usui Shiki Ryoho (3-a)

Novembro 2009:

Mestrado em Reiki Essencial

Dezembro 2009:

Mestrado em Karuna Ki

Janeiro 2010:

Mestrado em Cristais Etericos

Fevereiro 2010:

Mestrado em Imara Reiki

Fevereiro 2010:

Mestrado em Violet Flame Reiki

Março 2010:

Mestrado em Reiki Tradicional

Sistema Usui Shiki Ryoho (3-b)

Abril 2010

Mestrado em Reiki Tibetano

Dia Internacional do Reiki