
“Joshin” significa parte superior do corpo, “Kokyuu” quer dizer respiração e “Ho” significa técnica. Trata-se pois, de um exercício de respiração, conhecido como “exercício de respiração para purificar a alma.” Realiza-se para proceder a uma auto-limpeza e purificação do corpo áurico, serve para energizar, calma os pensamentos, as emoções e purifica o organismo. Ajuda a sentir melhor o fluxo de a energia activando os canais de Reiki, purifica a circulação sanguínea e aumenta a vitalidade magnética do corpo.
A respiração, acto essencial para a vida, une-nos a tudo o que nos envolve. As pessoas, os animais e as plantas respiram o mesmo ar que inalamos e exalamos. O ar não é de ninguém, e ao mesmo tempo, é de todos. As energias provenientes da respiração chegam até à menor das nossas células.
Respirar é algo mais que inalar e exalar simplesmente o ar. A respiração é um indicador importante de como una pessoa se encontra ligada à vida e de que forma encara os seus problemas e desafios. As pessoas descontraídas e relaxadas respiram de maneira profunda e ritmada; outras, mais tensas, fazem-no de maneira curta e superficial.
A técnica Joshin-kokyuu ajuda-nos a modificar os maus hábitos respiratórios, ajudando também a que a força vital (Prana em sânscrito) penetre melhor no nosso corpo. Permite uma melhor captação da energia vital presente no ar e vitaliza o nosso corpo aumentando a nossa capacidade de canalizar energia. Esta técnica é especialmente útil antes de uma sessão de Reiki; sobre tudo, se estamos cansados.
As emoções afectam o chakra do Plexo Solar que actua sobre o diafragma alterando o seu ritmo. Quando uma pessoa se sente ansiosa e preocupada, o seu Chakra do Plexo Solar é afectado, pelo que se tentarmos normalizar o ritmo da respiração, levaremos tranquilidade, paz e serenidade ao espírito. Com os exercícios respiratórios relaxamo-nos melhor, aliviamos as tensões emocionais e pouco a pouco elevamos nossas vibrações e o nosso nível de energia.
Como se realiza a técnica?
1. Sente-se comodamente deixando descansar as mãos sobre o regaço com as palmas viradas para cima. Inspirar de forma calma e profunda pelo nariz, e visualizar a entrada de energia, de cor branco, através do Chakra Coronário.
2. Levar a mente até ao tandem inferior (de 3 a 5 cm debaixo do umbigo) e prestar atenção à respiração. Reter a energia contendendo a respiração de 3 a 4 segundos. Sentir como a energia se expande e se irradia a todos os órgãos, por cada célula do corpo.
3. Expirar (preferentemente pela boca) e imaginar que o ar também se liberta pelos chakras das mãos, pela ponta dos dedos e chakras dos pés, vitalizando e limpando nosso corpo até nos convertermos num canal limpo de energia Reiki.
O tempo ideal de prática é de 10 minutos, prestando atenção às retenções (3 o 4 segundos) e ao ritmo (lento e profundo). O ritmo lento altera o estado mental e diminui gradualmente os pensamentos desordenados, e as retenções revigoram e purificam o organismo. Gradualmente começaremos a sentir paz, serenidade e tranquilidade.
Ao realizar esta técnica o corpo áurico torna-se mais brilhante e expandido, e com l prática, sentiremos como flui a energia de uma maneira muito intensa.
(*) As pessoas hipertensas, com problemas cardíacos ou respiratórios, devem realizar a técnica com certo cuidado e intercalar respirações normais se sente algum desconforto.
Fonte: http://portaldelys.blogspot.com/2009/01/joshin-kokyuu-ho.html